Para evitar problemas e "dor de cabeça" na hora de comprar um terreno ou loteamento, a advogada Jaqueline Prestes Ferreira afirma que é importante ter uma série de cuidados, como verificar a infraestrutura do local, zoneamento e as cláusulas contratuais antes da compra.
Em entrevista à TV TEM, a especialista ressaltou que a primeira atitude deve ser a de analisar a documentação.
“Se a pessoa se interessar pela localização, a primeira coisa é ver a documentação. Para isto, basta ir até um cartório de registro de imóveis e pedir a certidão de matrícula do terreno, lá estará constando quem é o proprietário ou se tem alguma penhora”, explica.
Já em relação à compra de um loteamento, a advogada explica que é importante ir até a prefeitura para verificar se a obra já foi autorizada.
"Nos casos de loteamento, é importante ir até a prefeitura para verificar se o cronograma de obra está sendo cumprido ou se o projeto já foi autorizado. Normalmente na prefeitura tem o prazo para a conclusão e as documentações da loteadora", afirma.
Infraestrutura e saneamento
Segundo Jaqueline, as vendas só podem ser feitas se o local possuir infraestrutura e saneamento básico. "Cabe à prefeitura fiscalizar. Pode ser que a infraestrutura não esteja pronta, mas deve estar inclusa no cronograma de obra", diz.
Por isso, ainda segundo a advogada, quando essa medida não é levada em consideração e a pessoa compra um imóvel de loteamento sem a infraestrutura básica, é necessário procurar o Ministério Público.
“Nesse caso eu oriento a procurar o Ministério Público, pois a prefeitura já se esquivou das obrigações, pois se a pessoa já está morando no local é porque a prefeitura autorizou a construção”, explica.
A advogada reforça que é importante ver toda a documentação e, em casos de loteamento, verificar o cronograma de entrega da obra.
"Por isso é bom ir até o cartório de registros e ver se o loteamento está devidamente registrado. Se está no nome da loteadora e, se ainda tiverem dúvida, é bom procurar um corretor ou advogado para orientar", conclui.