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Exclusividade amplia oportunidades às imobiliárias 24/07/201907/08/2019 Empresas ainda precisam vencer um importante obstáculo cultural para que o regime se torne efetivo e em cadeia: a gestão compartilhada das ofertas
“Infelizmente, a gente não vê muita fidelização no mercado, o que acaba não gerando vínculo de confiança na relação entre imobiliárias e clientes”, afirma Nelson Parisi Júnior, presidente da Rede Imobiliária Secovi. Segundo o executivo, que também é empresário da área de intermediação, há um obstáculo cultural a ser transpassado para que o modelo de exclusividade seja amplamente disseminado. “O corretor, em linhas gerais, ainda é muito individualista. Quando tem um imóvel exclusivo, em vez de compartilhar a oferta com os colegas e até mesmo com outras imobiliárias, acaba segurando só para ele, com medo de ser passado para trás”, emenda. A equação para chegar a uma solução não é simples. Para Ricardo Paixão Barbosa, diretor da Marc Negócios Imobiliários, quando se debate essa questão, é preciso levar em conta não apenas os diferenciais de serviços que serão oferecidos aos clientes de exclusividade, mas, também, formas de trabalho colaborativo. “Se quisermos realmente que a exclusividade se espalhe como regra, precisamos tratar da gestão compartilhada das ofertas”, acentua. Para que esse modo de trabalhar vingue, de acordo com o empresário, o sistema de operação em rede – consolidado em diversos países do mundo – tem de ser o pano de fundo da atuação das empresas. É fácil entender os motivos por que adotar o compartilhamento da gestão da carteira de imóveis. Em rede, a soma de esforços para a realização de negócios é maior que a atuação individual de um único corretor. “Trata-se, inclusive, de um argumento muito forte de venda da exclusividade. Você acaba potencializando as chances de venda ou locação do seu cliente e, consequentemente, a comissão do corretor”, diz Parisi, da RIS. “Você precisa resolver a dor do seu cliente, que é fechar o negócio. Sem a gestão compartilhada, fica difícil”, acrescenta Ricardo. Foco no diferencial - Na esteira do compartilhamento da gestão, a imobiliária pode oferecer uma série de serviços adicionais e diferenciados. Muitas empresas pecam ao pedir a exclusividade apenas por pedir, sem, em contrapartida, empacotá-la em um mix de produtos e serviços que justifiquem sua contratação. “É um trabalho árduo que temos de fazer para convencer o cliente”, diz Alfredo Freitas, diretor da Nova Freitas Negócios Imobiliários, com atuação no Vale do Paraíba e litoral Norte de São Paulo. Anúncios mais bem elaborados, divulgação em mídias sociais – contando, inclusive, com patrocínios em Facebook –, consultoria de contadores para questões tributárias, operação jurídica para estruturação contratual do negócio, entre outros diferenciais, compõem o pacote de serviços que a empresa oferece na exclusividade.
Nelson Parisi lembra que a Rede Imobiliária Secovi tem as ferramentas ideais para que a exclusividade frutifique. “Começa pelo compartilhamento do imóvel, que, mesmo sendo exclusivo de uma empresa, poderá ser trabalhado por todos os mais de dois mil corretores da Rede. Temos, ainda, acesso a informações de mercado que auxiliam na consultoria que o corretor presta na hora de atribuir preço de venda ou locação. E, por fim, oferecemos uma gama de cursos e eventos, muitos gratuitos, que qualificam corretores em todas as fases de uma transação, da captação ao fechamento.” Reportagem de Leandro Vieira publicada na Revista Secovi-SP, edição 293, de junho de 2018. Fonte: http://www.secovi.com.br/noticias/exclusividade-amplia-oportunidades-as-imobiliarias/14301 Outras NotíciasNovos clientes e exigência por diferenciais Alto PadrãoPor fim, outro fator que tem impulsionado o setor é o surgimento de novos clientes nesse mercado. Tradicionalmente, os clientes ...Mercado de imóveis de luxo cresce no Brasil e preços passam dos R$ 40 milhões; veja apartamentos por dentroSão considerados imóveis de alto padrão aqueles com ticket médio entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão. Já...Conheça as principais tendências para o mercado imobiliário 2022 e quais são os melhores campos do setor para investir durante o ano.O setor imobiliário alcançou números históricos em 2021, e para este ano o cenário também se mostra animador...10 tendências do mercado imobiliário para 2021Pinheiros, Perdizes, Jardins, Moema, Vila Mariana e Brooklin continuam sendo os bairros queridinhos das incorporadoras Verônica Lima 16/02/2...Pós-Pandemia: Quais são as previsões para o mercado imobiliário em 2021?Pós-Pandemia: Quais são as previsões para o mercado imobiliário em 2021? Blog Depois de mais quase 6 meses...Mercado imobiliário já dá sinais de recuperação, apontam especialistas Recuperação pode seguir o formato em V, que é o mais buscado pelos investidoresO início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, trouxe uma série de turbulências econômicas para o...MERCADO IMOBILIÁRIO DO FUTURO – CONFIRA TENDÊNCIAS, PERSPECTIVAS E OPORTUNIDADES! June 12, 2020Há uma certeza inabalável para quem lida com mercado imobiliário. É a de que a crise e a euforia são passageiras! N...Mercado imobiliário pode ser importante para alavancar a recuperação econômica do BrasilO ano de 2020 começou com a promessa de crescimento do mercado imobiliário, representando o motor do avanço da economia no ano. ...A construção civil ganha um novo reforço nos canteiros de obras: os robôsPor Tainá Freitas 4 de fevereiro de 2020 às 19:12 Fonte: StartSe Por muito tempo, a tecnologia na construção foi...Como usar o FGTS no processo de retomada econômica, por Luiz FrançaArtigo de Luiz França, presidente da Abrainc 17/03/2020 ... |
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