Uma leve melhora nas expectativas do 1º trimestre do ano pode ser um primeiro sinal de recuperação do mercado imobiliário, que esteve em queda por causa da crise no país.
De acordo com resultados de pesquisa feita por Raio-X FipeZap, a porcentagem de pessoas que enxergavam o preço dos imóveis como caros ou muito caros diminuiu. O percentual médio de descontos nos imóveis aumentou nos últimos 12 meses, chegando a 9,3% neste trimestre.
Expectativas dos potenciais compradores de imóveis mostram leve melhora no começo do ano
19 de maio de 2016 às 9:11 - Fonte: ZAP em Casa - Publicado por: Redação
Os primeiros sinais de recuperação para o futuro do mercado imobiliário foram apresentados nos resultados do Raio-X FipeZAP do primeiro trimestre de 2016.
+ Conte aqui o que você quer ver no ZAP em Casa
+ Cadastre-se aqui e fique por dentro das últimas notícias
Entre o final de 2015 e início de 2016, o percentual de pessoas que possuem a intenção em adquirir imóveis nos próximos três meses e que classificava os preços atuais como “caros ou muito caros” recuou de 78% para 73% dos respondentes. Já entre quem comprou imóveis recentemente, 57% enxergava os preços “caros ou muito caros”, mostrando queda em comparação com os 64% registrados no final de 2015.
casa
Pessimismo com mercado imobiliário diminui no 1º trimestre de 2016 (Foto: Reprodução/Shutterstock)
Expectativas
Os resultados da pesquisa reforçam que as expectativas sobre a evolução de preços dos imóveis estão menos negativas: este foi o segundo trimestre consecutivo com redução no percentual dos respondentes com pretensão em comprar imóveis que acreditavam em queda de preços nos 12 meses seguintes. Com isso, os entrevistados se mostram divididos: 56% acredita em redução dos preços e 44% espera que os preços ao menos acompanhem a inflação.
Apesar disso, os resultados desta edição do Raio-X FipeZAP indicam que o momento geral do mercado imobiliário permanece desafiador. É o caso, por exemplo, do percentual médio de descontos nos últimos 12 meses, que atingiu no presente trimestre o maior patamar da série histórica: 9,3%.
Além disso, o percentual de investidores no mercado imobiliário residencial também registrou seu menor valor desde o início da pesquisa: 39% no acumulado em 12 meses. Esses e outros resultados da pesquisa são detalhados na sequência.
Fonte: http://revista.zapimoveis.com.br/pessimismo-com-mercado-imobiliario-diminui-no-1o-trimestre-de-2016/